Corrupção – Toninho Aribati

Corrupção – Toninho Aribati

Muitos de nós já sabemos, o quanto é excelente a fase que o Brasil atravessa no seu atual momento. Por vários aspectos, um dos mais importantes pode se afirmar ascensão econômica que se segue baseado nos indicadores desse cenário mundial, que todos pegam como base. Pois então, são eles os grandes mestres
em economia,  que apontam e avaliam este setor.

Que posteriormente demonstra índices que são altamente positivos relacionados ao gigantesco diferencial e às grandes fontes de reservas de recursos naturais, existentes neste país.Com a promessa ainda do que vai acontecer nos próximos anos, vem aí um calendário recheado com grandes eventos, visto com uma excelente expectativa de sucesso.

Gerando uma previsão de repercussão universal, sinônimo de vitrine expondo: a cultura, a beleza e o talento tanto por equipe ou de forma individual de cada um. Qualquer país gostaria de estar-se promovendo para ser o foco desse aerofólio, com o prenúncio de evidência que pode atribuir certo privilégio, pelo fato de realizar com mérito essa e tantas outras conquistas, que vai confirmando este país como sendo uma grande nação.

Vendo assim nos parece algo fácil, simples e maravilhoso, O que não deixa de ser, Porém o grande desafio é saber de que forma os líderes a frente desse propósito vão fazer para gestar condições pra realização desse grandioso projeto, No qual, se pensarmos bem, já estamos envolvidos. Agora é saber quais serão as boas ideias, como organizar para desenvolver e transformá-las em resultados esperados, essa será a grande questão: como canalizar esses recursos que de antemão sabemos que temos e, supostamente os que virão de retorno do que foi investido, muito antes do nomear desse processo a curiosidade de momento, será qual a mágica milagrosa que devemos de usar? – Para por em equilíbrio todo esse aparato de variados sistemas, pra daí… Poder contemplar de maneira homogênea as devidas necessidades, que podem ser apontadas como prioridades das mais importantes: Educação, saúde, saneamento básico, Comunicação, infraestrutura, as estradas, Transportes com todos os seus meios de mobilidades, segurança, etc. O sonho real que todos os brasileiros querem viver. Porém não é ser pessimista, mas será sofrido aguardar mais do que já esperamos, por um bom tempo. Os recursos para viabilizar, Dar uma melhor condição que possa suprir até então as nossas necessidades coletivas, Tendo enfim! Uma melhor qualidade de vida e paz urbana. É muito claro que não devemos de perder as esperanças e nem a vontade de luta, Mas também não devemos tanto de costumar, a ponto de dormirmos com ela esperança, todas as noites. Se não bastasse conviver com o sofrimento da espera de todos os dias também.

Isso deveria nos fazer alerta em tudo que se diz a respeito, pois se trata de uma nação gigante, não só pela sua extensão territorial. Mas muito mais que gigante é essa pluralidade cultural de corruptos, Corruptores, Assim como o produto corrupção. Nada melhor para exemplificar essa situação como forma
de entendimento, os tristes versos do grande escritor e poeta Rui Barbosa, Que escreveu no seu poema, que retrata exatamente o momento que muitos de nós estamos vivendo na atualidade, Ou seja, temos vergonha em dizermos que somos honestos e éticos. O mesmo constrange quem realmente é. Já outros e outros, não querem acreditar nessa possibilidade. O porquê do pior? – possa vir a cair no desuso do significado da palavra e mais… Na sua ação devida também.

É muito claro para os que têm a leitura de toda história, que diz que o povo está acostumado, consumado de tudo que acontece, pois o fato se tornou normal, nada que possa mais assustar. Logo ver o fato como peixe morto, é sangue que corre solto, não circulam mais nas veias. Mas o que isso? – São metáforas!- Daquilo que deixamos cair no esquecimento, do que deveríamos impor em aprender. Sob esse monopólio corporativo, que já vem muito antes de algum de nós nascer. Mas que também reflete e nos remete aos traumas do que foi o passado, com as mazelas e suas evidências de épocas.

O presente já vemos bem como está, o futuro diria que vai depender muito das nossas atitudes, pra colocarmos um basta nesta situação vergonhosa. Que tanto temos presenciado improbidade administrativa, o mau uso do dinheiro publico. Muitos não fazem rodeio, dizem de forma direta: furto, roubo, de maneira bizarra, dinheiro sendo transportado na meia, na cueca, em fundo falso de mala, as famosas chamadas maletas pretas. O alto desviou em contas bancarias pagamentos e recebimentos de propinas, uma situação que vem a um bom tempo com essa terrível pratica falindo as prefeituras, ou melhor, dizendo as cidades.

É triste ver e dizer, porém são essas as imagens que constantemente nos mostra, quase todos os Domingos, o programa fantástico, exibido na emissora de televisão: Rede Globo, em momentos de reportagem de denúncias. Para que fique mais claro, vendem todas as formas de informações privilegiadas, um emaranhado tão complexo de corruptos e corruptores, avarentos, que nos levam a uma abrangente reflexão.

Portanto meus queridos leitores para finalizar como alerta, para nós que fazemos parte dessa grande massa que amam tanto futebol, há de se pensar que o momento é de raciocinar com a cabeça, nem tanto de querer pensar com os pés. Em se falando de placar, o céu está perdendo do inferno, de um monte a zero. Não podemos aceitar e nem admitir isso, o nosso grande objetivo é virar esse jogo, o mais rápido possível. Não podemos permitir que o mal vença o bem. Até porque Deus é também brasileiro, senão é o Diabo que veio do estrangeiro.

Toninho Aribati

Deixe uma resposta