POEMA

Negro, que te quero negro, em seus quilombos, senzalas e favelas, em seus mocambos com os seus gritos

calados nas noites de frios no o solte nos banzos dos mares, suas carnes em encomendadas e vendidas,

figuras sub-humanas, fardos de negros nos porões dos Navios Negreiros peças cobiçadas mais de

trezentos milhões de negros mortos em segregação, corpos jogados ao mar. Negro que te quero negro, e,

sua cultura marginalizada e seus cultos condenados. Olorum tem de piedade de nós, a sua historia que a

historia nega a contar… Mas estamos resistindo e abandonando os porões do anonimato todo negro, mas

tem nome tem dignidade tem herança de um povo quilombola de ancestrais e navios negreiros, antes

eram vergonha e desespero. Mas hoje tem dignidade… Fala negro! O eco rompe humilhação secular,

descriminação milenar. Negro que te quero negro, com o cheiro e aroma da mamãe África, negro que te

quero Brasileiro. Alma não é branca, luto não é negro, e o brasileiro que não tiver o pé na senzala, que dê a primeira chibatada. 

 Toninho Aribati /  Ângela  Veríssimo       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *